Eduardo Ramos
Diretor do Curso e Professor de Língua Portuguesa
Diretor do Curso e Professor de Língua Portuguesa
O Diretor Eduardo Ramos possui Doutorado em Letras (Linguística) pela PUC/RS (2023) e Mestrado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2013). Possui Pós-Graduação em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO-2006-RJ). Possui Graduação em Letras Licenciatura Plena- Português pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Possui Graduação Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1998), formado nos Ensinos Fundamental e Médio do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) no ano de 1993.
Atuou como Professor Voluntário de Língua Portuguesa no Projeto Pelotão Esperança (Ação Social desenvolvida no âmbito do 13º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha, Cachoeira do Sul/RS), para jovens carentes na faixa etária entre 10 e 15 anos, no período de 2007 a 2009.
Atuou como estagiário e Professor Voluntário de Língua Portuguesa na Escola Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha – Cachoeira do Sul, nos Ensinos Fundamental, Médio e EJA. Atuou na área de ENSINO do Exército no ano de 2010 como instrutor de alunos no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, na Divisão de Ensino deste Estabelecimento de Ensino e, nos anos de 2011 a 2013, como Oficial Coordenador da Comissão de Elaboração e Proposta de Exame Intelectual e Membro-Chefe da Comissão de Correção de Redações, ambos partes integrantes do processo seletivo de acesso ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre.
Atuou como Professor do Centro de Línguas da Universidade de Santa Cruz do Sul (de 2010 a 2011) e como Professor contratado do Curso Pré-Vestibular Universitário – Campus Porto Alegre/Assis Brasil (de 2011 a 2012). Atuou na Escola Lafayette (Cursos Técnicos e Profissionalizantes), POA/RS, no período de 2011 a 2014, no cargo de Professor de Língua Portuguesa/ Comunicação e Expressão, atuando na aprendizagem de alunos (as) do Curso Técnico de Enfermagem/Técnico em Transações Imobiliárias. Atuou como Professor do Curso de Graduação em Letras/Pedagogia/Recursos Humanos na Universidade Anhanguera – Uniderp – Campus Porto Alegre (Centro), no período de 2011 a 2017 .
Atuou no ano de 2013, na Escola Técnica e Superior Factum – Porto Alegre/RS, como Professor de Língua Portuguesa/ Comunicação e Expressão, atuando na aprendizagem de alunos (as) dos mais diversos cursos técnicos da Instituição. Atuou como Professor contratado de Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura Brasileira, do Curso Preparatório para Concursos Azambuja (desde o ano de 2011 até 2019) preparando jovens para concursos civis, militares e para vestibulares, bem como Professor particular e/ou em grupos de Língua Portuguesa (preparação para concursos públicos, escolas militares e vestibulares).Atualmente, desempenha as funções de Oficial Superior (Tenente-Coronel R/1) do Exército Brasileiro e Diretor do Curso Spartha Concursos Militares.
Prêmios e Títulos honorífico recebidos
- Professor destaque do ano – Línguas Portuguesa e Inglesa nos anos de 2016, 2015 e 2012 - Curso Preparatório para carreiras militares.
- Mérito Distinção na modalidade Pôster – 2013, FAPA.
Livros publicados
1. RAMOS, J. E. G. F.
Caminhos da Linguagem - Uma visão transdisciplinar. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2014, v.1. p.238.
Trabalhos publicados em anais de eventos
- Os gêneros e a Ciência Dialógica do Texto In: Vll SEPesq, 2011, Porto Alegre.
Internacionalização da Educação Superior. , 2011.
- De Saussure a Ducrot: Primeiros Passos In: IV Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, 2019, Caxias do Sul/RS. ANAIS VOL.2-TRABALHOS COMPLETOS. , 2019.
Artigos em jornal de notícias
- A importância do hábito da leitura. O Correio. Cachoeira do Sul, p.02 - 02, 2009.
- Mulheres no Exército. O Correio. Cachoeira do Sul, p.02 - 02, 2009.
- O analfabetismo: um empecilho no desenvolvimento da nação. O Correio. Cachoeira do Sul, p.02 - 02, 2009.
- Projeto Pelotão Esperança: uma preocupação com o civismo e com a cidadania dos jovens cachoeirenses. O Correio. Cachoeira do Sul, p.02 - 02, 2009.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
De Saussure a Ducrot: Primeiros Passos. In: IV Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, 2019, Caxias do Sul/RS. ANAIS VOL.2-TRABALHOS COMPLETOS, 2019.
Apresentações de trabalho
De Saussure a Ducrot: Primeiros Passos. 2019. (Apresentação de trabalho/Comunicação).
O Gênero Discursivo na Esfera Militar Exército Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Os Gêneros e a Ciência Dialógica do Texto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Segurança na Instrução de Discentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
As Estratégias de Leitura, em alguns níveis da escala de Língua Portuguesa da Prova Brasil. 2009. (Apresentação de trabalho/Comunicação).
A Construção de Valores Morais a partir da análise das Fábulas 'A formiga e a cigarra', 'O cavalo e o asno' e 'O lobo em pele de cordeiro', de Esopo. 2009. (Apresentação de trabalho/Comunicação).
OS REFLEXOS PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO DA SUA PARTICIPAÇÃO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Participação de Eventos, Congressos, Exposições e Feiras
Seminário de Pós-Graduação-Inovamundi 2020. Da Semântica Argumentativa à Semântica Formal: uma possibilidade de interface. 2020. (Seminário)
Semana de Letras e Escrita Criativa. Retórica de Aristóteles À Semântica Argumentativa: Duas formas distintas de estudar a argumentação. (Seminário)
O Linguista: um estudo de Ferdinand Saussure. 2013. (Seminário)
VII SEPesq. Os Gêneros e a Ciência Dialógica do Texto. 2011. (Seminário)
XII Mostra de Iniciação Científica. As estratégias de leitura da Língua Portuguesa em alguns níveis da escola. 2009. (Seminário)
Organização de Eventos, Congressos, Exposições e Feiras
Seminário de Letras e Escrita Criativa. 2019. (Congresso)
Outras Participações
Comissão de formulação, aplicação e correção de provas para ingresso de alunos no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre/RS. 2012. CPOR/PA
Comissão de Formulação, Aplicação e Correção de provas para ingresso de alunos no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre/RS. 2011. CPOR/PA
Projetos de Pesquisa
Recursos Linguísticos Indicadores de Responsabilidade Enunciativa (2020).
Orientações e Supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação:
Maikeli Cristina Zanella Gomes. Os reflexos da Leitura Literária no Desenvolvimento Linguístico Infanto-Juvenil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Carla Reis. A repercussão da Linguagem digital na produção textual dos alunos do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Isaac de Oliveira. O preconceito Linguístico em sala de aula: as repercussões para a aprendizagem do aluno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Rosana Cristine Borba. Os benefícios das atividades lúdicas como ferramenta de desenvolvimento do ensino da língua inglesa no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Lisiane Pooch. A influência da Educação Bilingue nas Escolas de Educação Infantil para um maior desenvolvimento cognitivo dos discentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Orientações de outra natureza
Hellen Chagas Saldanha. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Portuguesa no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Silvia Regina Steinmetz dos Santos. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I. 2015. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Patrícia Alves Maciel Silva. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II. 2015. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Josely Cardoso da Silva. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Yeda Campos. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Rosana Cristine Borba. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II. 2014. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Maikeli Cristina Zanella Gomes. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III. 2014. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Maikeli Cristina Zanella Gomes. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II. 2014. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Rosana Cristine Borba. Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II. 2014. Orientação de outra natureza. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Jairo Eduardo Gomes Freitas Ramos.
Participação em Grupos de Pesquisa
Grupos de Pesquisa DISCURSOS EM DIÁLOGO, coordenado pelo Prof.Dr. Cláudio Primo Delanoy, na PUCRS, (2019/2020).
Coordenador de Ensino E
Educador Físico do Curso
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Bacharel em Ciências Militares – AMAN – 1998;
- Bacharelado e Licenciatura em Educação Física – Escola de Educação Física do Exército – 2002;
- Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício – Universidade Veiga de Almeida – 2005;
- Oficial de Treinamento Físico e treinador das modalidades de Atletismo, Pentatlo Militar, Corrida Rústica e Orientação do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado – 2006 - 2013;
- Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais– 2008;
- Oficial de Treinamento Físico do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre – 2017 – 2019;
- Oficial de Treinamento Físico e treinador da equipe de Pentatlo Moderno dos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre – 2022 - 2023;
- Responsável pela preparação física dos candidatos aprovados no exame intelectual da EsPCEx – 2022 até o presente momento;
- Curso de Programa de Princípios e Prática de Pesquisa Clínica – Harvard - EUA – 2019;
- Mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano – Universidade La Salle – 2019; e
- Doutorando no Instituto de Cardiologia – 2022 até o presente momento
Comandante do Corpo de Alunos do CMPA - 2022
Rodrigo Fraga
Coordenador da Disciplina E
Professor de Física
FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO
- Mestrado Acadêmico em Física Teórica pela UFRGS.
- Ensino Superior Completo – Licenciatura em Física Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
- Pós-graduação – Especialização em Ensino de Física Universidade Candido Mendes – UCAM.
- Ensino Superior Completo– Bacharel em Astrofísica Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Experiência profissional
- Escola Estadual de Ensino Médio Roque Gonzales
Cargo: Professor de Física
Período: 2020 – atualmente.
- Escola de Ensino Básico Presidente Roosevelt
Cargo: Professor de Física
Período: 2020 – 2022.
- Instituto de Educação Escola Dom Diogo de Souza
Cargo: Professor de Física, Matemática e Química
Período: 2014 – 2020.
- Fênix Pré-Vestibulares
Cargo: Professor de Física
Julho/2018 a Setembro de 2019.
- Instituto Técnico Santo Inácio
Cargo: Professor de Física e Matemática
Abril/2018 a Agosto/2019.
- Pré-Vestibular Emancipa
Cargo: Professor de Física
Julho/2016 a Dezembro/2018.
- VK Cursos Profissionalizantes
Cargo: Professor de Física
Julho/2017 a Outubro/2018.
- ONGEP Curso Pré-Vestibular Popular
Cargo: Professor de Física e Coordenador do Núcleo
Julho/2013 a Dezembro/2016.
Informações Adicionais
- Criador do canal do Youtube Resolvendo a Física, no ar desde Maio de 2015. Hoje o canal conta com mais de 1600 vídeos-resoluções, 16 mil inscritos e tem o intuito de resolver questões do conteúdo de física das edições do Enem e principais vestibulares do país, como FUVEST, UFRGS, UFSC, AFA, ESPCEX, entre outros.
Link: https://www.youtube.com/resolvendoafisica
- Professor receptor no programa de Residência Pedagógica da UFRGS de agosto de 2018 à dezembro de 2019, orientando os alunos de licenciatura em suas regências e atividades em sala de aula.
- Curso de Introdução ao Texto Acadêmico via plataforma Lúmina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com carga horária de 20h.
- Curdo de Verão ICTP-SAIFR para Professores de Ensino Médio: Física Moderna e Contemporânea com carga horária de 20h.
- Curso de Introdução a Arduino via plataforma Lúmina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com carga horária de 20h.
Pscicopedagoga
FORMAÇÃO ACADÊMICA
A psicopedagoga Fabiani Ortiz Portella possui uma excelente formação na área da psicopedagogia tendo sido formada em:
- Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2007.
- Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1997.
- Especialista em Atendimento Clínico Psicopedagógia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2002.
- Especializanda em Neuropsicopedagogia pela IERGS em 2019.
- Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT em 2019.
- Pedagoga – Orientação Educacional pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras em 1991.
A psicopedagoga Fabiani também possui grande EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, tendo sido:
- Orientadora Educacional – Escola Pública e Privada.
- Psicopedagoga Clínica atuando em consultório desde 1997.
- Atendimento clínico, avaliação, supervisão de casos clínicos e orientação para estudos preparatórios de concursos.
- Palestrante em escolas, cursos e congressos sobre o tema Psicopedagogia.
Atuação como formadora na proposta da Educação Inclusiva MEC.
- Coordenadora da Educação Infantil na Secretaria de Estado da Educação.
- Docente em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia.
- Membro do Conselho Nacional - Associação Brasileira de Psicopedagogia.
- Ex-Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção RS.
- Coordenadora da Orientação Psicopedagógica no Instituto Ronaldinho Gaúcho.
Fabiani também possui publicações na área da psicopedagogia sendo elas:
- PORTELLA, F. O. e BRIDI, F. R. de S. Organizadoras Aprendizagem: Tempos
e Espaços do Aprender. Rio de Janeiro: WAK Ed., 2008.
- ANTUNES, D. D. e PORTELLA, F. O, A Vida Adulta em questão in
- PORTELLA, F. O. e BRIDI, F. R. de S. Organizadoras Aprendizagem: Tempos
e Espaços do Aprender. Rio de Janeiro: WAK Ed., 2008.
- PORTELLA, F. O. e FRANCESCHINI. Organizadoras Família e Aprendizagem.
Rio de Janeiro: WAK Ed., 2ª Ed., 2008.
- PORTELLA, F. O. Autorias no Diário de Campo in SILVA, D. M. de C. e S., FISS, D. M. L. e FOTEBASSO M. R. organizadoras Formação de Professores: histórias, memórias e educação popular, Porto Alegre: Martins Livreiro, 2007.
- PORTELLA, F. O. Desvelando Histórias de aprendizagem – trajetórias de mulheres adultas universitárias in MALUF, M. I. coordenadora
- Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade,
Petrópolis, RJ: Vozes: São Paulo: ABPp Associação Brasileira de
Psicopedagogia, 2006.
- BERLIM, C. G. e PORTELLA, F. O. Psicopedagogia e escola: um vínculo
natural in BOMBONATTO, Q. e MALUF. M. I. História da Psicopedagogia e
da ABPp no Brasil, fatos, protagonistas e conquistas Rio de Janeiro: WAK
Ed., 2007.
- BERLIM, C. G. e PORTELLA, F. O. A ABPp no Rio Grande do Sul –
Psicopedagogia: uma história de realizações. Seção Rio Grande do Sul: 21
anos de história, a conquista da maioridade! in BOMBONATTO, Q. e MALUF.
- M. I. História da Psicopedagogia e da ABPp no Brasil, fatos, protagonistas e
conquistas Rio de Janeiro: WAK Ed., 2007.
- CARDOSO, M. e PORTELLA, F. O. organizadoras APRENDIZAGEM E
INTERDISCIPLINARIDADE: uma construção psicopedagógica. Porto Alegre:
Editora Redes. 2009.
- PORTELLA, F. O. Caleidoscópio: Formação e o exercício da atividade do
psicopedagogo in PORTELLA, F. O. e CARDOSO, M. Organizadoras
Psicopedagogia, Aprendizagem e Interdisciplinaridade. Porto Alegre:
REDES, 2009.
- HICKEL N. K. e PORTELLA, F. O Psicopedagogia no cotidiano
escolar: impasses e descobertas com o ensino de nove anos”,
REVISTA PSICOPEDAOGIA Ed.
Professora de Produção Textual
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduado em Licenciatura em Letras – Português / Francês, Literatura Brasileira e Francesa, 1989. - PUC-RS
Especialização: Assessoria Linguística: Produção e Revisão Textual, 2006. - UNIRITTER
Mestrado: Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem, 2012. - UNIRITTER/ LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
- Professora de Português e de Francês na Rede Pública Estadual (1993 até 2003)
- Professora de Português do Curso Pré-Vestibular Universitário (1997 a 2001)
- Avaliadora de redações do Curso Pré-Universitário (1997 a 2004)
- Professora de Português no CPS Concursos em (2004 a 2005)
- Avaliadora de redações de vestibulares do SENAC, UniRitter e ENEM / 2008
- Avaliadora de redações do concurso vestibular da UFRGS/ 2012
- Professora de Língua Portuguesa em diversos Cursos da UniRitter/RS de (2012 a 2014)
- Diretora da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer de dezembro de (2017 a 2020)
Professor de Geografia
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Especialização em Ciência Política – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992).
Especialização em Geografia – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ( 2005).
Graduação em História – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989).
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Colégio estadual Rui Coelho Gonçalves – Guaíba – 1990-1992
Colégio estadual Gomes Jardim – Guaiba – 1992-1994
Curso Supletivo Universitário – 1990-1992
Curso supletivo Mauá – 1990-1994
Curso pré-vestibular Universitário – 1992- até o presente
Curso pré- vestibular Anglo – 1992-1993
Curso pré-vestibular Mauá – 1992-1994
Curso pré-vestibular Científico – 1993-1995
Curso pré-vestibular Roma – Canoas – 1995-1997
Colégio São Judas Tadeu – 1994-1996
Colégio estadual Parobé – 1994-1996
Colégio estadual Protásio Alves – 1994-1996
Colégio João Paulo I – 1998-2000
Colégio Objetivo – Novo Hamburgo – 1998-2000
Curso preparatório para carreira diplomática – Conselho Regional de Administração – 1998-2000
Curso Azambuja preparatório carreira militar – 2019-2020
Curso pré-vestibular Cursão – Caxias do Sul – 2018-2020
Curso pré-vestibular Método Medicina – 2020 até o presente.
Professor de História
FORMAÇÃO ACADÊMICA
O professor Alexandre Marques nasceu em Porto Alegre e realizou seus estudos no Instituto Porto Alegre (IPA), concluindo o ensino médio em 1996. Após um ano cursando Publicidade e Propaganda na FAMECOS (PUCRS), Alexandre ingressou na UFRGS, em 1999, onde cursou Licenciatura Plena em História, concluindo o curso em 2004.
Atuou como professor concursado na Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho em 2005 e 2006, em Campo Bom/RS; e como professor voluntário no cursinho CEUE Pré-Vestibular, em Porto Alegre, no mesmo período.
Em 2006 ingressou no curso de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Defendeu sua dissertação em dezembro de 2008, abordando as repercussões da invasão italiana à Etiópia, em 1935. Nesse período também publicou artigos científicos em periódicos sobre a temática relacionada a seus estudos a respeito da Etiópia, África e a Diáspora Africana.
Entre os anos de 2006 e 2010 foi professor de História dos cursos BIXO Pré-Vestibular e QUANTUM Vestibulares, em Porto Alegre.
Em 2011, Alexandre foi convidado a trabalhar em Alcântara, no Maranhão como Consultor Técnico Socioambiental no acompanhamento e fiscalização da execução dos programas ambientais do meio socioeconômico do empreendimento Complexo Terrestre Cyclone-4 e prestação de assessoria socioambiental à binacional Alcântara Cyclone Space – ACS, pela empresa LARQ Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente. Em 2012 ele assumiu a coordenação da equipe de assessoria junto à binacional Alcântara Cyclone Space – ACS. Nessa experiência o professor teve contato com diversas Comunidades Quilombolas da região, manifestações culturais e com o rico patrimônio histórico de Alcântara, cidade tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN. Em 2014 Alexandre volta para Alcântara/MA, agora pela empresa DASA Engenharia, onde segue com o trabalho de fiscalização e assessoria socioambiental para a Alcântara Cyclone Space – ACS, no mesmo empreendimento.
Em 2015 Alexandre volta para Porto Alegre e ingressa no ELITE Pré-Vestibulares onde leciona nas turmas Intensivo, Extensivo, MED e Turmas Militares.
Mateus Coldeira
Professor de Química
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduado em Química (Grau: Licenciatura) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Situação: Concluído.
Pós-Graduado em Química (Mestrado Acadêmico) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Situação: Concluído.
Experiência Profissional
Professor de Química no Colégio Bertoni MED. Atuação nas turmas MILITARES (EsPCEx), EXATAS (IME/ITA) e MEDICINA/EXTENSIVO (UFRGS, UFPR, UFSC, etc). Situação: Março de 2018 – Atual
Revisor, Editor e Autor de Material Didático de alto desempenho para concursos (IME/ITA, EsPCEx) na Editora VETORES. Situação: Março de 2018 – Março de 2019
Professor de Química (EM) e Ciências (EFII) no colégio São Judas Tadeu atuando em turmas de Ensino Médio e Ensino Fundamental II. Situação: Março de 2019 – Fevereiro de 2020
Auxiliar de Qualidade/Conferência de Produtos Farmacêuticos Manipulados em Scienza Farma atuando na análise de propriedades físico- químicas assim como na expedição do produto pronto. Situação: Julho de 2021 – Fevereiro de 2022.
Auxiliar de Laboratório Químico e Estagiário de Gestão da Qualidade do Environmental Product Quality Management (EPQM – Gerenciamento de Qualidade Ambiental do Produto) realizado na EPCOS do Brasil Ltda. – A
Member of TDK-EPC Corporation. Situação: Início em setembro de 2013 – Término em setembro de 2014.
Curso de Inglês (Carga Horária: 8 horas-semanais) lecionado pela Profa. Manoela Coldeira na escola GO Ahead. Situação: Nível Avançado – Incompleto.
Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) com o desenvolvimento do projeto Caracterização Mineralógica e Estudo da Degradação dos Rejeitos Provenientes de Minas de Ferro e Manganês (Carga Horária: 20 horas- semanais) sob orientação do Prof. Dr. João Marcelo Medina Ketzer realizado no Instituto do Petróleo e Recursos Naturais (IPR) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Situação: Início em agosto de 2012 – Término em setembro de 2013.
Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) com o desenvolvimento do projeto Síntese de 2-amino-1,3,4-oxadiazóis via ciclização oxidativa de semicarbazonas utilizando NBS (Carga Horária: 20 horas-semanais) sob orientação do Prof. Dr. Pablo Machado e co-orientação da Dra. Kenia Pissinate realizado no Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional (CPBMF) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Situação: Início em setembro de 2014 – Término em dezembro de 2015.
Bolsista de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química (Conceito CAPES 7) com o trabalho de Química Organometálica e Catálise realizado no Laboratório de Catálise Molecular (LAMOCA) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Situação: Início em Fevereiro de 2016 – Término Julho de 2018.
Possui conhecimento intermediário em informática e no pacote Office.
Inglês fluente em conversação, leitura e escrita. Avançado na área técnica.
Espanhol básico em conversação e leitura.
Conhecimento sólido na área de Química Medicinal.
Autor de Materiais Didáticos e de Divulgação Científica
Conhecimento intermediário em análise técnica e fundamentalista de mercado financeiro
Diego Pisoni
Professor de Química
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Pós-Doutorado na National University of Singapore (NUS). Centre for Advanced 2D Materialsand Graphene Research Centre (CA2DM – NUS), Singapura, 2014 – 2015.
Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Laboratório de Novos Materiais Orgânicos (LNMO – UFRGS),
Porto Alegre, RS, 2010 – 2014.
Doutorado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS).
Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI – UFRGS), Porto Alegre, RS, 2010.
Mestrado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI – UFRGS), Porto Alegre, RS, 2006.
Graduação em Licenciatura em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, 2003.
Experiência profissional
- Docência na disciplina de Química no curso Fênix Vestibulares,
2016 a atual.
- Atuação nos módulos Medicina, Extensivo, Intensivo e Revisão.
- Docência na disciplina de Química no curso Elite Pré-vestibular, 2017.
- Atuação nos módulos Medicina, Extensivo e turma Militar.
- Docência na disciplina de Química no curso Fênix Vestibulares, 2014.
- Atuação nos módulos Medicina, Extensivo e Intensivo.
- Docência na disciplina de Química no curso Fênix Vestibulares, 2012 e 2013.
- Atuação nos módulos Extensivo e Revisão.
- Docência na disciplina de Química no Pré-vestibular Popular ONGEP
Organização Não-Governamental para Educação Popular, 2003 – 2012.
- Atuação nos módulos Extensivo e Revisão.
Cláudio Torres
Professor de Inglês
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Superior
Universidade: Pontifícia Universidade Católica do RGS
Curso: Ciências Jurídicas e Sociais
Cidade: Porto Alegre - RS
Período: 1988/1 - 1993/2
Superior
Universidade: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Administração
Cidade: Porto Alegre - RS
Período: 1988/1 - 1996/2
Experiência profissional
- COLÉGIO UNIFICADO – Professor de Língua Inglesa do EJA
- WIZARD IDIOMAS – Professor de Inglês
- ESCOLAS MICHIGAN – Professor e Instrutor de inglês -
- YES I, DO – Professor de inglês
- MAUÁ - Professor de Inglês – EJA e II Grau
CURSOS:
- Conclusão do Curso de Língua Inglesa pelo C.C.A. A
Níveis: básico, intermediário e avançado
- Conclusão do Curso de Metodologia básica do ensino da Língua Inglesa pela Escola Michigan – reconhecido pelo MEC
- Conclusão do curso “The Language Solution School – Levels 1 to 10
- Conclusão do nível básico do curso de Francês - Escola Técnica Parobé.
Lucas Niluk
Professor de Matemática e Física
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Ensino Médio Completo pelo Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA).
Experiência profissional
Colégio de Ensino Êxito
- Professor de Matemática - Responsável pela coordenação
da disciplina para o 9° ano do Ensino Fundamental e para as
turmas de Ensino Médio. Atuando com alunos de inclusão.
- Professor de Física - Responsável pela coordenação da disciplina para todas as turmas de Ensino Médio. Atuando com alunos de inclusão.
- Professor de Educação Financeira - Responsável pela coordenação da disciplina de Itinerário para as turmas de Ensino Médio. Atuando com alunos de inclusão.
- 5 anos de Experiência com Aulas Particular - Matemática, Física e Química
Aprovações em Concursos Militares
- EsPCEx - 2015 e 2018
- EFOMM - 2016 e 2018
- AFA - 2018
Felipe Portal
Professor de Matemática e Física
Iniciei meus estudos para o concurso do ITA em 2008 e, posteriormente, tornei-me monitor de Matemática, Física e Química.
Em 2009, criei as Maratonas IME-ITA no site Tutor Brasil, com o objetivo de ajudar estudantes de todo o país na resolução de provas desses concursos, suprindo a dificuldade de encontrar resoluções detalhadas na época.
Em 2015, integrei a equipe de editores e autores de materiais para concursos militares do Sistema Elite de Ensino (POA) e, posteriormente, em 2018, do Instituto VETORES.
Experiência Profissional
2016 – 2021: Professor de Matemática e Física no Curso Pré-Vestibular Elite POA.
2019 – 2021: Professor de Matemática e Física no Spartha Concursos Militares.
2019 – 2021: Professor de Matemática e Física no Azambuja.
2022 – 2023: Professor e coordenador das turmas de concursos militares e Medicina no Bertoni Med.
2025 – Presente: Professor de Matemática no Spartha Concursos Militares.
Cristiano Fretta
Professor de Literatura
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduado em Letras na UFRGS e possui mestrado em literatura brasileira na mesma instituição.
Experiência profissional
Possui ampla experiência na docência de literatura e língua portuguesa em escolas privadas e cursos preparatórios para concursos em Porto Alegre. Também é autor de 4 livros: Chão de Areia, Tortos Caminhos, Crônica de um mundo ausente (escolhido livro do ano no Prêmio 2024 da Associação Gaúcha de Escritores e finalista do prêmio Açorianos) e Correr na chuva. Cristiano também colabora para inúmeros veículos de comunicação em nível regional e nacional.
Daniela Martin
Professora de Inglês
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Possui graduação em Letras Inglês/Português e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e Especialização em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER. Professora há mais de 20 anos, tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de inglês para crianças, jovens e adultos em cursos livres e escolas regulares. Durante oito anos, serviu como oficial do Exército Brasileiro no Colégio Militar de Porto Alegre, atuando como professora de inglês em diferentes níveis e anos escolares. Nessa mesma instituição também desempenhou, concomitante com a docência, a função de Coordenadora de Ciclo por dois anos consecutivos. Tem experiência com certificações internacionais, como os exames orais da Cambridge English - Starters, Movers, Flyers, Key e Preliminary.
Experiência profissional
03/2016 - 01/2024 - Professora de Inglês e Coordenadora de Ciclo Colégio Militar de Porto Alegre
Como professora:
· Atuação como professora de inglês em diferentes anos escolares (6º ao 3º ano) e em diferentes níveis - A1, A2, B1 e B2;
· Participação na aplicação de testes de nivelamento de inglês de novos alunos;
· Organização de três edições do exame TOEFL Junior na instituição (aulas preparatórias, simulados, aplicação das provas e divulgação dos resultados);
· Orientação de trabalho científico - Feira de Ciências Arte e Cultura do CMPA;
· Experiência com aulas online e com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Como coordenadora:
· Gerenciamento de atividades e outras demandas junto aos professores do 2º Ciclo (8º e 9º anos);
· Monitoramento do desempenho da equipe, fornecendo feedback e orientação para o desenvolvimento pedagógico dos professores do 8º e 9º anos;
· Atendimento aos pais e acompanhamento pedagógico de alunos com dificuldades;
· Observação de aula e avaliação anual dos professores subordinados ao 2º Ciclo.
Como militar:
· Atuação como adjunto da Seção de Idiomas - responsável pelos recursos e espaço físico das salas de línguas, bem como a organização de atividades escolares relacionadas às disciplinas de inglês, espanhol e mandarim, esta última no ano de 2016;
· Atuação no concurso de Admissão de novos alunos;
· Experiência com diversas missões de representação, tanto em primeira como em segunda língua;
· Realização de traduções militares;
· Ministração de aulas individuais de conversação em inglês para Generais do Exército Brasileiro;
· Execução de entrevistas em inglês visando o recrutamento de novos oficiais temporários para CMS;
· Orientação do Grêmio Estudantil da instituição - SEL (Sociedade Esportiva e Literária);
· Delegação de tarefas às equipes, definindo normas e procedimentos em diferentes atividades;
· Experiências administrativas diversas - gestão contratual, exame de pagamento, etc.;
· Responsabilidade pela segurança orgânica do aquartelamento e preservação do patrimônio público;
· Outras experiências de cunho militar: sobrevivência na selva, primeiros socorros, combate a incêndio, tiro ao alvo, liderança militar, resistência e aptidão física.
Examinadora Oral
06/2014 - 12/2021 - Cambridge English - Cultura Inglesa / Porto Alegre, RS
· Experiência com exames orais de crianças, jovens e adultos, nas seguintes certificações: Starters, Movers, Flyers, Key e Preliminary.
02/2012 - 01/2016 - Professora de Inglês Cultura Inglesa - Porto Alegre, RS
· Professora de Inglês de crianças (entre 3 e 11 anos), jovens e adultos.
· Planejamento e execução de atividades de conversação, estimulando a prática oral da língua e promovendo a interação entre os alunos.
· Experiência com a lousa interativa e outros recursos tecnológicos visando o estímulo de práticas de multiletramento.
· Controle de frequência de alunos, utilizando sistema informatizado para garantir a precisão dos dados.
· Preparação de materiais e recursos didáticos para melhor atender as necessidades e objetivos específicos de cada nível e faixa etária.
· Avaliação periódica e frequente participação em seminários e cursos de capacitação profissional.
08/2015 - 12/2015 - Professora de Inglês Colégio Anchieta - Porto Alegre, RS
· Professora de Inglês do 1º e 2º anos do Ensino Médio em diferentes níveis.
· Elaboração de planos de aula, considerando habilidades, competências e o nível de conhecimento dos alunos.
08/2011 - 01/2012 - Instrutora de Inglês Quatrum English Schools - Porto Alegre, RS
· Professora de jovens e adultos em diferentes níveis.
· Elaboração de aulas práticas de culinária ministradas na língua alvo.
· Preparação de materiais didáticos para as aulas, atendendo a necessidades e objetivos específicos de aprendizagem.
08/2007 - 03/2009 - Instrutora de Inglês Wizard - Porto Alegre, RS
· Professora de inglês de crianças e adolescentes.
· Responsável pelo recrutamento de novos colaboradores para unidade Bom Fim.
06/2004 - 02/2007 - Instrutora de Inglês Wizard - Cachoeira do Sul, RS
· Aulas para crianças, jovens e adultos em nível inicial.
· Organização de eventos para crianças, tais como gincanas, festa de Halloween e passeios.
· Participação em treinamentos com o objetivo de atualizar conhecimentos e promover o crescimento profissional.
· Experiência com atividades de secretaria, recepção, vendas e publicidade da marca.
03/2003 - 08/2004 - Professora Estagiária Diferentes escolas públicas - Cachoeira do Sul, RS
· Professora estagiária de Educação Infantil e séries iniciais.
· Elaboração de planos de aula, considerando competências e habilidades de diferentes anos escolares.
Formação acadêmica
Mestre em Linguística Aplicada : Sociolinguística, 2019 - 2021
Unisinos - São Leopoldo - RS
Especialista em Ensino-Aprendizagem de LI : Pós-graduação Lato Sensu, 2013 - 2015
Universidade Ritter dos Reis - Uniritter - Porto Alegre - RS
Licenciada em Letras : Habilitação em Língua Inglesa e Portuguesa e respectivas Literaturas, 2007 - 2011
Pontifícia Universidade Católica do RS - PUCRS - Porto Alegre - RS
Curso Normal em Nível Médio : Professora de Educação Infantil e Anos Iniciais, 2001 - 2004
Instituto Estadual de Ed. João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul - RS
Certificações de Cambridge
2014 - Teaching Knowledge Test 1 - TKT Module 1, Cambridge English - Band 3.
2014 - Teaching Knowledge Test 2 - TKT Module 2, Cambridge English - Band 3.
2014 - Teaching Knowledge Test 3 - TKT Module 3, Cambridge English - Band 4.
2013 - Certificate in Advanced English - CAE, Cambridge English - Level C1.
2011 - First Certificate in English - FCE, Cambridge ESOL - Level B2.
Publicações
· Monografia
"Incorporating Technology Among Young Learners: The use of the Interactive Whiteboard in the English Classroom", Revista Graduação - PUCRS (2011). Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/10088
· Artigo
"M-learning Technologies and the EFL Classroom: using mobiles as tools to engage teenagers in speaking activities", Revista Belt - PUCRS (2021). Disponível em:
doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.39752
· Dissertação
"O clube de inglês de um colégio militar como uma prática colaborativa e transformadora: percepções dos participantes frente a uma perspectiva sociocultural", Repositório da Unisinos (2021). Disponível em: www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10306
· Artigo em Revista
"A trajetória do Clube de Inglês no Colégio dos Presidentes", Revista Hyloea - CMPA (2021), Disponível em: www.calameo.com/read/00435065131b944b85ada
Certificados Diversos
· Curso de Alfabetização Bilingue – MABI (em andamento).
· Aromi e Difetti dei Vini (Carga horária: 8h) – Cias Innovation - Centro Italiano de Análise Sensorial (2018).
· Analisi Sensoriale Di Vini – Fundamentos - (Carga horária: 16h) – Cias Innovation - Centro Italiano de Análise Sensorial (2019).
· Analisi Sensoriale di Vini – Avançado (Carga horária: 24h) – Cias Innovation - Centro Italiano de Análise Sensorial (2019).
· Professional Development Programme, Richmond and British Council (2017).
· Early Inset - Methodological Training for Experienced Teachers - Cultura Inglesa (2015).
· Teachers' Refresher. (Carga horária: 40h). Wimbledon School of English, WSE, Inglaterra (2014).
· General English at Post Proficiency Level. (Carga horária: 40h). Wimbledon School of English, WSE, Inglaterra (2014).
· Writing by doing. (Carga horária: 9h). Amérika das Letras e dos Saberes, AMÉRIKA, Brasil (2014).
· Curso de Gramática Avançada em Língua Inglesa. (Carga horária: 9h). Amérika das Letras e dos Saberes, AMÉRIKA, Brasil (2014).
· English as a Second Language. (Carga horária: 80h). New England School of English, NESE, Boston, MA, EUA (2011).
· Express Master - Curso de Inglês Avançado. (Carga horária: 180h). Cultura Inglesa, CI, Brasil (2011).
· Teaching English through cooking activities. Pearson Longman, Porto Alegre (2008).
· Proficiency Series. (Carga horária: 350h). Wizard Cachoeira do Sul, WIZARD, Brasil (2006).
· Curso de Formação de Comissários de Voo (Carga horária: 21h). AEROSUL, Porto Alegre – RS (2006).
· Curso de Dicção, Desinibição e Oratória. (Carga horária: 30h). Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil (2004).
Participações em Eventos
· Apresentação do trabalho "O desenvolvimento da Autonomia Sociocultural na Aprendizagem de Inglês como Língua Adicional: um estudo de caso em atividade extraclasse de um colégio militar", no simpósio CompartRilhando as Letras, UNISINOS, São Leopoldo, RS (2020).
· Apresentação de Pôster no evento X SIAC/V Fórum ISCAR, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ (2019).
· Participação como ouvinte no16th Braz - TESOL International Conference - Through the Kaleidoscope: Multiple Perspectives in ELT, Caxias do Sul - RS (2018).
· Participação como ouvinte no encontro "Richmond Talks: Innovation In ELT: Where are we headed?", Canoas - RS (2018).
· Apresentação da oficina "Teaching Young Learners" no V ENELLE, PUCRS, Porto Alegre-RS (2011).
· Recepcionista Bilíngue a serviço da Companhia Riograndense de Mineração na 14ª edição da Feira Nacional do Arroz - FENARROZ, Cachoeira do Sul, RS (2006).
Medal
Recebimento da Medalha Institucional do Centenário do CMPA em 2021, uma comenda de distinção concedida a personalidades civis e militares pelos relevantes serviços prestados ao Colégio Militar de Porto Alegre.